Fórum Voltado a criação e manutenção de aves silvestres e exóticas.

Últimos assuntos

Junho 2017

SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

Parceiros

Fórum grátis


    Prestadores de serviço do Ibama são presos por desviar animais

    Compartilhe
    avatar
    Monteiro Junior
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 170
    Data de inscrição : 28/11/2013

    Prestadores de serviço do Ibama são presos por desviar animais

    Mensagem por Monteiro Junior em Sex Dez 13 2013, 07:55

    Prestadores de serviço do Ibama são presos por desviar animais
    Polícia Federal também investiga a participação de servidores no tráfico de animais
    Ana Paula Omena 11 Dezembro de 2013 - 11:57

    Responsáveis por investigação concedeu coletiva para repassar detalhes de esquema de tráfico de animais silvestres Responsáveis por investigação concedeu coletiva para repassar detalhes de esquema de tráfico de animais silvestres
    Cinco prestadores de serviço (tratadores e vigilantes), entre eles um ex-estagiário do  Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em Alagoas, encontram-se detidos na Superintendência da Polícia Federal (PF) por envolvimento no desvio de animais silvestres, sobretudo pássaros do Centro de Triagem (Cetas), para serem comercializados no mercado irregular.
    A operação Eleutheros da PF aconteceu na manhã desta quarta-feira cumprindo cinco mandados de condução coercitiva e seis de busca e apreensão na capital alagoana.
    De acordo com o delegado Renato Madsen Arruda, da Divisão de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente, que investigou o caso, ainda não há identificação da participação de servidores do Ibama no crime, porem afirmou que a apuração continua.
    11 animais, segundo investigações da PF, teriam sido liberados do sistema Cetas, entre jiboias, iguanas, graúnas, xexéus, porém somente dois foram libertados de fato. Pássaros de canto era o principal alvo do esquema por representarem grande valor comercial.
    Conforme a superintendente do Ibama em Maceió, Sandra Menezes, houve a suspeita de desvio de animais silvestres em agosto deste ano, e a partir de então o indício  foi levado a Polícia Federal.

    Foto: Sandro Lima
    O coordenador de operações de fiscalização do Ibama/AL, Rivaldo Couto, explicou que os prestadores de serviço tinham acesso ao Cetas, consequentemente a todos os animais silvestres do local. “Eles faziam a captura dos animais, mas esperavam o momento adequado para agir”, enfatizou.
    Couto lembrou, que caso seja constatada a participação de servidores do quadro efetivo do Ibama, o Instituto abrirá uma sindicância e, se assim for fundamentada haverá a exoneração do cargo.
    Na residência de um dos acusados, a Polícia Federal encontrou animais silvestres – pássaros de canto - sem registro, o que configura crime ambiental. “Estes animais podem ser do Cetas”, frisou. “Somente uma apuração mais minuciosas poderá constatar, mas tudo indica que seja, até porque o funcionário terceirizado confessou”, destacou o delegado.
    As cinco pessoas que não tiveram os nomes revelados serão indiciadas por participação em crime ambiental, e enquadradas em mais dois: peculato, cuja pena vai de dois a 12 anos e formação de quadrilha, que vai de um a três anos de prisão.
    Eles também serão indiciados por  guarda ilegal de animais silvestres e inserção de dados falsos em sistema de informação, de acordo com a conduta criminosa individual identificada na investigação.
    Cetas
    O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) tem por finalidade receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação da fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares. Todo animal silvestre que é levado para o Cetas tem sua espécie identificada, é avaliado e, caso necessário, é tratado para ser destinado preferencialmente para programas de soltura.
    Nos casos em que o animal não tem mais condições de ser solto na natureza, ele poderá ser destinado para zoológicos, mantenedores ou criadouros científicos.
    Animais silvestres só podem ser criados se forem adquiridos de criadores autorizados e possuírem documentação de comprovação de origem.

    Fonte: Tribuna Hoje
    http://www.tribunahoje.com/noticia/87083/cidades/2013/12/11/prestadores-de-servico-do-ibama-so-presos-por-desviar-animais.html

      Data/hora atual: Sab Jun 24 2017, 13:19