Fórum Voltado a criação e manutenção de aves silvestres e exóticas.

Palavras chave

Últimos assuntos

Outubro 2017

SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Calendário Calendário

Parceiros

Fórum grátis


    O calafate

    Compartilhe
    avatar
    Monteiro Junior
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 170
    Data de inscrição : 28/11/2013

    O calafate

    Mensagem por Monteiro Junior em Sab Dez 14 2013, 11:21

    O Calafate (Lonchura oryzivora) é um pássaro conhecido também por Pardal de Java, por ser originário das Ilhas de Bali e Java, na Indonésia. Foram introduzidos por marinheiros e viajantes em outros locais como Borneo, China, Japão, Ilhas Fiji, Malásia e Filipinas. Por se alimentarem de arroz e aveia, prejudicavam as produções agrícolas e por isso eram exterminados aos milhares.

    O nome do pássaro vem de “calafetar”, atividade realizada pelos marinheiros que preenchiam as frestas dos barcos com estopa e piche, fechando-as bem. O Calafate constrói seu ninho de forma semelhante, que possui formato de bola, bem vedado e com uma única abertura.

    Características
    Possuem diversas variações de cores e penas sedosas. São ativos e curiosos e na natureza vivem em bandos. No Brasil, como em muitos outros países é encontrado apenas em cativeiro, sendo criado como pássaro exótico.

    Sua coloração original é a cabeça preta e branca, com o restante do corpo em dois tons de cinza. Com os cruzamentos selecionados encontramos uma grande variedade de cores, incluindo pássaros inteiramente brancos. Entre essas cores estão elas marrons, cinzas, brancos, e suas variações e misturas.

    Tamanho
    Podem chegar aos 15 cm de comprimento.

    Alimentação
    Come painço, alpiste, aveia e niger, e também ração para granívoros. Água não pode faltar.

    Transporte
    O Calafate se estressa facilmente em viagens e pode morrer, exigindo cuidados especiais no seu transporte. Os criadores recomendam nunca transportar o Calafate na época da muda, pois neste período a resistência cai bastante e a chance do estresse ser fatal aumenta.

    Instalações
    Em local protegido de ventos e chuvas, com bastante claridade.

    Viveiro
    Uma das opções pode receber até 5 casais - 1,5 m (comprimento) x 1 m x 1 m com tela somente na frente, coberto totalmente com telhas de barro. Podem ficar também em viveiros móveis, com dois casais, ou em gaiolas, com um casal em cada gaiola.

    Caixa para transporte
    Feita de madeira, 40 cm x 25 cm x 10 cm, com uma das faces de tela, para 10 aves.

    Identificação Sexual
    O macho adulto canta mais, seu bico ocupa uma área maior na face e tem o anel em volta dos olhos mais vermelho.

    Ninho
    Caixa de madeira cúbica, 20cm x 20 x 20, com tampa, fora da gaiola com a abertura redonda voltada para a gaiola. Se menor pode prejudicar a postura da fêmea. Em viveiro, pôr um ninho a mais que a quantidade de casais. Na gaiola, colocar o ninho junto com o casal, a partir dos 10 meses de idade.

    Reprodução
    A partir de março. Não se deve limpar o ninho pois a fêmea fica nervosa e prejudica a criação. Aproximadamente um mês e meio depois começa a postura, onde a fêmea põe de 4 a 6 ovos, em cerca de 4 dias. Depois do último, começa a chocar, revezando com o macho. Após cerca de 15 os ovos eclodem. Os filhotes são separados dos pais aos 35 dias. A nova postura começa 3 dias depois. De março a outubro podem ocorrer de 4 a 5 posturas, onde o casal pode ter cerca de 20 filhotes.

    Higiene
    Gosta de banho. Em dias quentes, colocar uma vasilha com água para banho. Durante a muda, entre novembro e fevereiro, apenas uma vez por semana.

    Saúde
    Não possui doenças específicas, boa higiene e alimentação bastam. Quando o bico fica quase branco é um sinal de anemia. Se a muda durar mais de 2 meses significa algum problema.


    Pássaros do Portuga

    avatar
    guilherme madureira
    Moderador
    Moderador

    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 30/11/2013

    Re: O calafate

    Mensagem por guilherme madureira em Sab Dez 14 2013, 16:48

    Bacana

      Data/hora atual: Ter Out 24 2017, 00:13