Fórum Voltado a criação e manutenção de aves silvestres e exóticas.

Palavras chave

Últimos assuntos

Julho 2017

SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Parceiros

Fórum grátis


    O Canário Belga

    Compartilhe
    avatar
    Monteiro Junior
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 170
    Data de inscrição : 28/11/2013

    O Canário Belga

    Mensagem por Monteiro Junior em Sab Dez 14 2013, 11:24

    Domesticado em cativeiro a mais de 500 anos, o Canário Belga (Serinus canaria) é um dos pássaros mais populares. Os exemplares de hoje, no entanto, são diferentes de seus ancestrais das Ilhas Canárias. O espécime verde pardacento do passado, atualmente cedeu lugar aos mais variados e belos tipos – com topete, com penas frisadas e cores chamativas, entre outros.

    Muitas vezes os criadores escolhem os canários levando em conta o seu canto, mas também consideram sua beleza. Bonitos ou não, exóticos ou pouco extravagantes, o que importa é que todos agradam com seu canto afinado e melodioso e tê-los em casa é um prazer e alegria para os amantes dessa ave.

    Tamanho
    Cerca de 12 centímetros

    Canto
    Algumas coisas estimulam o Canário macho a cantar. Uma delas é o barulho de água corrente. Sabe-se que alguns começam a cantar ao ouvirem a água escorrendo da torneira. Criadores confirmam que a espécie adora qualquer barulho de água. Essa atração ocorre porque o Canário doméstico descende da família seus ninhos à beira d'água. As fêmeas não cantam.

    O Canário é motivado a cantar quando ouve barulhos em geral, desde que não excessivos. Os Canários de Canto também pode ser estimulados a cantar sempre que ouvirem música. Eles também apreciam observar o movimento de pessoas pela casa, o que os faz pular alegres na gaiola e cantar sem parar.

    O Canário saudável e bem alimentado canta com frequência, com exceção da época de muda de penas ou do contagio de doenças. Ele também pode deixar de cantar quando observa uma fêmea. Como ele a esta vendo, não precisa cantar para atrair sua atenção. Portanto, coloque sua gaiola em local que não consiga enxergar a fêmea.

    Alimentação
    Dê diariamente alpiste, ou uma mistura de sementes para canário, que deve conter painço, aveia, níger, colza e linhaça (à venda em lojas especializadas). Dê algumas vezes na semana, verduras bem lavadas (exceto alface, pois causa diarreia e sonolência), jiló, e farinha de ovo. Na época de procriação, ofereça as verduras, legumes e farinha de ovo com mais frequência.

    Higiene
    Coloque diariamente uma banheira com água na gaiola, mesmo no inverno. Cuidado com as correntes de ar, pois o Canário Belga pode facilmente pegar doenças no pulmão e morrer. O banho é importante para mantê-lo limpo, já que pode adoecer devido à falta de higiene, especialmente com relação aos pés. Lave semanalmente a gaiola e os acessórios, principalmente os poleiros, enxaguando bem para não deixar resíduos.

    Na hora de escolher
    Prefira os pássaros saltitantes, que não demonstrem medo, que tenham olhos vivos e brilhantes; penas, bico e pés limpos e plumagem sem falhas, bem compacta no corpo e sem penas arrepiadas. Para escolher um macho, peça ao criador para assoprar as penas na região genital – no macho há um espigão pontudo e na fêmea ele é chato e liso.

    Categorias
    São divididos em: Canários de Cor, Canários de Porte e Canários de Canto, e são diferentes do Canário-da-Terra, que é de uma espécie diferente, nativa da América do Sul.
    avatar
    guilherme madureira
    Moderador
    Moderador

    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 30/11/2013

    Re: O Canário Belga

    Mensagem por guilherme madureira em Sab Dez 14 2013, 16:46

    Eis a diferença do macho e a fêmea


      Data/hora atual: Qui Jul 27 2017, 14:41