Fórum Voltado a criação e manutenção de aves silvestres e exóticas.

Palavras chave

Últimos assuntos

Novembro 2017

SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Calendário Calendário

Parceiros

Fórum grátis


    Aditivos naturais na nutrição

    Compartilhe
    avatar
    Monteiro Junior
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 170
    Data de inscrição : 28/11/2013

    Aditivos naturais na nutrição

    Mensagem por Monteiro Junior em Ter Dez 03 2013, 10:27

    Aditivos naturais na nutrição
    Nutrição


    Aditivos naturais na nutrição das aves, que sem dúvida representam aliados de extremo valor na prevenção de doenças infecto-contagiosas (salmonela, e-coli, coccidiose, etc.)
    Os aditivos para nutrição tem avançado significativamente e existe uma disponibilidade de verdadeiras maravilhas nesse sentido. Vejamos como agem:
    Lacto bacilos vivos dentro da flora intestinal, existem germes patogênicos ( provocam doenças) e benéficos (ajudam em inúmeros processos digestivos e mantém o equilí¬brio da flora) Os Lacto bacilos vivos, representam a flora benéfica ou positiva. Fornecendo os mesmos na alimentação, evitam um desequilíbrio da flora por stress, diarréia, ou fornecimento de antibióticos. Desta forma, inibem por exclusão o desenvolvimento exagerado de germes patogênicos. Como as aves nascem sem flora intestinal, os filhotinhos ficam muito expostos nos primeiros dias de vida a doenças e isto é a principal causa de mortandade dos mesmos. Uma vez formada a flora, com 7 a 8 dias, a mortandade diminui significativamente. Colocamos Lacto bacilos vivos na papinha para tratar no bico e isto contribui muito para que o filhotinho receba a flora positiva, e reduza sensivelmente o desenvolvimento de doenças digestivas. Utilizamos este produto na farinhada ha mais de 5 anos e deste então desapareceram os problemas de diarréia, bastante comuns nos pássaros
    Leveduras Vivas tem inúmeras funções fisiológicas a ní¬vel intestinal. Contribuem para a formação de vitaminas do complexo B, e funções antitóxicas
    Acidificantes Esta comprovado que a flora patogênica do intestino, não se desenvolve adequadamente em meio acido, sendo que a benéfica se reproduz dentro deste meio sem problemas. Hoje são largamente utilizado em avicultura o acidificante do meio intestinal, por meio dr produtos naturais e sem contra-indicações de tal forma a criar um meio hostil para os germes patogênicos,.
    Mananoligosacarideos este nome complicado, nada mais são do que açucares complexos, não digeridos mas de fundamental ajuda no combate aos germes patogênicos do intestino (salmonelas, colibacilose, coccidiose, etc.) Eles funcionam segundo pesquisas comprovadas nos Estados Unidos da seguinte forma: Os germes patogênicos, para se fixar na parede do intestino, se "guiam" procurando estes açúcares presentes na mesma. Desta forma, fornecendo estes açúcares na farinhada, os mesmos funcionam como uma "isca" fazendo com que os germes se fixem aos mesmos e sejam naturalmente eliminados pelas fezes.
    Todos estes aditivos, tem a enorme contribuição de não terem a menor contra-indicação independente de dosagem e contribuí¬rem significativamente para a redução dos problemas de doenças digestivas, principal motivo de morte de pássaros.
    Sementes . Sobre rações extrusadas, já testamos essa idéia no Brasil ha alguns anos, quando a Alcon lançou um produto que pretendia substituir as sementes. Esse trabalho foi feito em conjunto com a Purina e o nome comercial do produto era Canarina. Hoje leva o nome de Top Life e não amplamente utilizado pelos criadores de aves silvestres com boa aceitação. De todas formas, creio errado pretender eliminar totalmente o uso de sementes na dieta dos pássaros. Existe inclusive um aspecto comportamental, no sentido de que as aves tem como comportamento, quebrar a casca das sementes para se alimentar diferente do comportamento das galinhas que comem diretamente o que encontram no solo. Por outra parte, "acostumar" as aves a não se alimentarem com sementes tem o enorme risco de um tremendo stress quando a mesma não vendida ou cedida a outra pessoa que utilize sementes como fonte de alimentação.
    Na realidade, não muito incomum que um germe venha na semente. Até porque a natureza já fez a "embalagem perfeita" protegendo a mesma com a casca. O grande vilão da semente são os fungos, extremamente tóxicos e perigosos, os quais se formam principalmente quando a semente é colhida cedo, antes de amadurecer, ou não armazenada ou transportada sem os devidos cuidados de não ser exposta a umidade. Muita gente coloca a semente no sol ou no forno para secar e matar os fungos, mas isto de nada adianta pois se ela já está contaminada, esta prática matará os fungos mas não destrói a toxina que fica do mesmo jeito na semente e intoxicar invariavelmente. Colocar anti-fungos na semente tem o mesmo efeito. Inibe o desenvolvimento de novos fungos, mas não tem efeito sobre a aflatoxina que eventualmente já está ali. O grande lance, veio recentemente com a descoberta dos chamados "sequestrantes" Estes produtos quí¬micos não agressivos, detectam as micotoxinas na semente, e se ligam quimicamente a ela. O produto resultante, nada tem de tóxico, não é adsorvido pelo intestino e são naturalmente eliminado pelas fezes sem consequências de intoxicação. Quando preparamos a mistura de sementes, colocamos este aditivo que nos tranquiliza no sentido de que mesmo que exista algum fungo ou toxina na mesma, os pássaros não irão se intoxicar.
    Extrusado efetivamente, o sistema de extrusão, é uma verdadeira garantia quanto a esterilização e qualidade dos alimentos resultantes. No Brasil fizemos um trabalho em conjunto com a firma Alcon e produzimos em parceria uma farinhada com esse sistema de fabricação, mas acho que ela não o deve substituir totalmente as sementes e sim funcionar como um complemento para fornecimento de proteínas de origem animal, complementos vitaminico-minerais e os aditivos acima citados
    Escrito por Álvaro Blasina, em 2/9/2003


    Fonte:http://www.cobrap.org.br/

    Rafael Genovesi
    Moderador
    Moderador

    Mensagens : 18
    Data de inscrição : 30/11/2013
    Idade : 30
    Localização : Paraná

    Re: Aditivos naturais na nutrição

    Mensagem por Rafael Genovesi em Qua Dez 04 2013, 13:50

    Excelente............Parabéns.

      Data/hora atual: Seg Nov 20 2017, 01:40