Fórum Voltado a criação e manutenção de aves silvestres e exóticas.

Palavras chave

Últimos assuntos

Julho 2017

SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Parceiros

Fórum grátis

ENTREVISTA de NICK COM JOSÉ CARLOS FELICIO (ZECA)

Compartilhe
    Monteiro Junior
    Administrador
    Administrador

ENTREVISTA de NICK COM JOSÉ CARLOS FELICIO (ZECA)

Mensagem por Monteiro Junior em Seg Dez 09 2013, 06:41

OLÁ AMIGOS. NO MÊS DE JULHO O ESCOLHIDO PELOS MEMBROS DO FÓRUM PARA SER ENTREVISTADO FOI O: JOSÉ CARLOS FELICIO.
    NOSSO ESTIMADO ZECARJ.
    POIS BEM. ZECA RESIDE EM LARANJEIRAS-RJ. TRABALHA NA AREA DE DE VISTORIA DA UFRJ. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO). E CRIA PÁSSAROS DESDE CRIANÇA.
    BOA LEITURA.

NICK: QUAL ERRO QUE COMETIA NO PASSADO QUE HOJE NÃO COMETE MAIS EM SUA CRIAÇÃO?:
    ZECA: NA ÉPOCA COMO CRIAVA CANÁRIO-BELGA E CANÁRIO-DA-TERRA, SEMPRE A FÊMEA ERA UM ALGO A MAIS. ISSO PROPICIAVA MAIS CANTO EM CASA POR ISSO OS ERROS QUE COMETI COM CANÁRIO-DA-TERRA PARA FIBRA,FIZ O MESMO COM TRINCA-FERRO,ACHANDO QUE PODERIA MELHORAR,AGORA SABEMOS QUE CANÁRIO-DA-TERRA PARA FIBRA É SEM FÊMEA E TRINCA-FERRO TEM QUE SABER SE GOSTA OU NÃO E QUE FORMA COLOCAR,VENDO,ESCUTANDO TODO DIA,ESSAS COISAS,POR ISSO NÃO COMETO MAIS ESSES DESLIZES,ASSIM COMO ADQUIRIR DE QUEM NÃO SE CONHECE E CONFIA ( RISOS ) EU NUNCA SEI TUDO,PROCURO APRENDER PARA ERRAR MENOS.

NICK: A PIMENTA, ABACATE E ALFACE SÃO ALIMENTOS PROIBIDOS PARA O TRINCA-FERRO?
    ZECA: PROIBIDOS ACHO UM POUCO PESADO,MAS SE FOR SAUDÁVEL É BOM,ELES NA NATUREZA SE ALIMENTAM CASO ACHEM,O PROBLEMA É A QUANTIDADE QUE SE OFERECE Á AVE. NO MAIS, A ALIMENTAÇÃO BALANCEADA É MELHOR COISA...

NICK: O HIBRIDISMO FEITO PELOS CRIADORES FOI UMA "MODA" PASSAGEIRA?
    ZECA: OLHA,TENHO LÁ MINHAS DÚVIDAS EM QUESTÃO DAS AVES.NOS EQÜINOS (PURO SANGUE COM ÁRABE),SE ORIGINA O ANGLO ÁRABE,ASSIM COMO NOS BOVINOS (GIR E HOLANDÊS),QUE SE DA GIROLANDA,ISSO PRA MELHORAMENTO DE RAÇAS,MAS OS RESULTADOS SÃO LOGO PERCEBIDOS. AGORA NO NOSSO RAMO, NÃO ACREDITO EM GRANDES MELHORIAS, IRIAM SE GASTAR ANOS E ANOS E NÃO SABERÍAMOS ATÉ ONDE PODERÍAMOS CHEGAR COM TANTA DIFICULDADE QUE OS MEIOS COMPETENTES ESTÃO NÓS CRIANDO...

NICK: SEGUINDO NESSA LINHA DE PENSAMENTO A RESPEITO DOS HÍBRIDOS QUAL SUA OPINIÃO?
    ZECA: COMO FALEI ANTERIORMENTE,NÃO SOU A FAVOR NEM CONTRA,TENHO QUE PENSAR BEM SOBRE ESSE ASSUNTO...OS PRIMEIROS FORAM OS PINTAGÓIS MAS NÃO VINGARAM. NÃO É MESMO?!?!?

NICK: HOUVE ALGUM TF QUE TE EMOCIONOU?
    ZECA: SIM,LEMBRO-ME DELE ATÉ HOJE,O "ATREVIDO" UM TRINCA, SE VIVESSE COMO OUTROS AI,SERIA UMA DAS LENDAS.

NICK: UM TRINCA (MACHO) QUE ABAIXA PARA O OUTRO O QUE SIGNIFICA?
    ZECA : NÃO ESTÁ PRONTO,E ISSO É GENÉTICA,NÃO QUE NÃO PRESTE CADA UM NA SUA HORA,TEM UNS QUE SÃO BONS ATACANTE E OUTROS BONS GOLEIROS,UM NÃO FAZ A FUNÇÃO DO OUTRO. ( RISOS )

NICK: EXISTE UM CANTO QUE FAVORECE O TRINCA-FERRO PARA QUE SE TENHA UM BOM RESULTADO NA RODA?
    ZECA: CANTO CERTO,NÃO, EXISTE AQUELE PROVAVELMENTE SEJA UM MELHOR DE 2,3 NOTAS,SALVO AQUELES COMO O "ZANDONAIDE" E "FANTÁSTICO",CANTO LONGO E RETOMADA INVEJÁVEL,SE FOSSE CANTOS CURTOS,SERIA MELHOR,MAS ENFIM,NADA É COMO QUEREMOS.

NICK: QUAL A ALIMENTAÇÃO DADA AO SEU TRINCA-FERRO NA MUDA E NO PERÍODO DOS TORNEIOS?
    ZECA: ALCON ECO CLUB,SEMPRE MINISTRO UMA VEZ POR SEMANA ALPISTE,ARROZ COM CASCA (CATETO),PIRILA,AVEIA,SEMENTES COMO ESSAS DOU UMA A DUAS VEZES POR SEMANA APENAS,NÃO TODAS JUNTAS,UMA DE CADA VEZ,SÓ AUMENTANDO A DOSE DE PROTEÍNAS E CARBOIDRATOS NA ÉPOCA DE TORNEIOS,ASSIM COMO VITAMINA C,ANTES DE DEPOIS DAS RODAS.

NICK: A EMPULEIRAÇÃO DA GAIOLA INFLUENCIA NO DESEMPENHO DO TRINCA-FERRO NO TORNEIO?
    ZECA: SIM E MUITO. COMO A GAIOLA, CADA UM TEM SEU MODO DE TRABALHAR DENTRO DELA, CORREDORES, JOGADORES, ESPORTISTAS EM GERAL, CADA UM SE ADAPTA POR UM EQUIPAMENTO .

NICK: QUAL CANTO MAIS BONITO EM SUA OPINIÃO?
    ZECA: CORROCOTIL-BOI, O FAMOSO BOCA MOLE, DENTRE OUTROS, PERDI-MEU-BOI, E UNS TROCADOS COM DIALETOS DE CADA REGIÃO.

NICK: TEM CRIADORES QUE DIZEM QUE CONSEGUEM SABE SE O TRINCA-FERRO É MACHO OU FÊMEA PASSANDO O DEDO NA CLOADO E COM ISSO CONSEGUEM SENTIR O ESPIGÃO QUANDO O TRINCA-FERRO É MACHO. ISSO É VERIDICO?
    ZECA: SE FOR UM CRIADOR EXPERIENTE PODE ATÉ SER,MAS...COM A CIÊNCIA HOJE PREFIRO SEXAGEM,NÃO TEM ERRO.

NICK: NA RODA DE COLEIROS: OS "BAIANOS" PODEM PARTICIPAR JUNTOS COM OS DE "GOLA". MAS NA DE TRINCA-FERRO. O "TEMPERA-VIOLA" NÃO PODE PARTICIPAR. POR QUÊ?
    ZECA: BOA PERGUNTA,OS COLEIROS,NA MINHA VISÃO, NÃO TÊM DIFERENÇA, SÓ A CABEÇA, NA NATUREZA ELES CRUZAM ENTRE SI, COMO O BRANCO COM O NEGRO, E O TEMPERA-VIOLA É DIFERENTE TÊM HABITOS PARECIDOS, MAS SABEM QUAL SUA ESPECIE, ASSIM COMO OS SABIAS: LARANJEIRAS, BOCA, DA MATA. NENHUMA NA NATUREZA REPRODUZ COM OUTRAS, O COLEIRO SIM, NÃO TEM "CARTEIRA DE IDENTIDADE”.AS FÊMEAS PARA DIZER "EU SOU FILHA DE FULANO E CICLANA." ( RISOS). SÓ QUEM PODEM DIZER TEM FÊMEAS DE GOLA, OUTRAS NÃO, EXISTE MULHER DE BIGODE, OUTRAS NÃO. (RISOS)

NICK: QUAL É O PROCESSO INICIAL PARA ENFEMEAR UM TRINCA-FERRO PARA RODA?
    ZECA: NA MINHA VISÃO DE LONGE NO PIADO E DEPOIS VENDO SUA REAÇÃO VOCÊ APROXIMA,MAS ISSO TUDO TEM QUE PERCEBER TODA REAÇÃO,TANTO DO MACHO QUANTO DA FEMEA.COSTUMO DIZER QUE NÃO PODEMOS FAZER O QUE QUEREMOS E SIM TENTAR VER O QUE ELES PRECISAM E QUEREM,DEVAGAR E SEMPRE PRA NÃO ERRAR...

NICK: QUAL A MELHOR FRUTA PARA DA AO TRINCA-FERRO NO TORNEIO?
    ZECA: USO A FRUTA QUE MINISTREI NO DIA ANTERIOR,MAS AS MELHORES ACREDITO SER MELÃO E MAÇA NA HORA DO TORNEIO. E ANTES DA RODA BANANA, UM PEDACINHO BEM PEQUENO .

NICK: VOCÊ FORNECE ALIMENTOS VIVOS AOS SEUS PÁSSAROS. QUAIS?
    ZECA: SIM. LARVAS DE TENEBRIOS E GRILOS OUTROS NÃO MINISTRO.

NICK: QUAL FOI A MAIOR EVOLUÇÃO DOS CRIADORES DESDE A DECADA DE 80 ATÉ OS DIAS ATUAIS?
    ZECA: A TECNOLOGIA AJUDOU MUITO,HOJE EXISTE EXAMES PARA SEXAGEM.DNA,COMO CITEI EM OUTRA PERGUNTA A GENETICA AGORA ESTA MAIS APURADA QUANDO ANTES ERA MUITO MAIS REPRODUZIR,AGORA A BOA GENETICA É O QUE SE ESPERA...COISA QUE NÃO TÍNHAMOS ANTERIORMENTE ERAM FEITAS NA SORTE MESMO.

NICK: QUAL A MAIOR DECEPEÇÃO QUE TEVE EM SUA VIDA COMO CRIADOR?
    ZECA: PRIMEIRAMENTE EM TODO LUGAR TEM OS BONS E OS MAUS,SÓ QUE COMPETIR AGORA VIROU COISA SERIA DEMAIS AS VEZES DEIXANDO A AMIZADE DE LADO PARA FAZER VERDADEIROS RIVAIS E A IN 15.

NICK: EM SUA OPINIÃO QUAL A IDADE CERTA PARA UM TRINCA-FERRO PARTICIPAR DO TORNEIO?
    ZECA: PELO QUE SEI, ENTENDO E ACREDITO QUE O TRINCA-FERRO. NÃO É COMO BICUDO, CURIÓ, CANARIO-DA-TERRA. ELES TEM QUE TER UMA MATURIDADE MAIOR, ACIMA DE 4 ANOS ACREDITO QUE SE CHEGA SER A IDADE CERTA.O PIOR É QUE "ALGUNS" NÃO SE TEM PACIÊNCIA DE ESPERAR.

NICK: QUAIS SÃO OS MEDICAMENTOS, USADOS POR VOCÊ PARA SEUS PÁSSAROS?
    ZECA: NÃO USO MEDICAMENTOS ALEATORIAMENTE, USO COM PRESCRIÇÃO MEDICA... BOA ALIMENTAÇÃO É A BASE DA BOA SAÚDE.

NICK: QUAL É A MENSAGEM QUE GOSTARIA DE DEIXAR PARA OS AMIGOS DO FORUM COLEIROS E TRINCAS?
    ZECA: CULTIVEM A AMIZADE, SINCERIDADE, HONESTIDADE ISSO É O QUE FICA MARCADO PARA SEMPRE EM NOSSO MEIO...
    Pablo Silva
    Recém Chegado
    Recém Chegado

Re: ENTREVISTA de NICK COM JOSÉ CARLOS FELICIO (ZECA)

Mensagem por Pablo Silva em Seg Dez 09 2013, 10:10

Muito boa a entrevista e cheia de informações importante.

Rafael Genovesi
    Moderador
    Moderador

Mensagem por Rafael Genovesi em Seg Dez 09 2013, 15:16

show!!!!!!!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Jul 27 2017, 14:44