Fórum Voltado a criação e manutenção de aves silvestres e exóticas.

Palavras chave

Últimos assuntos

Setembro 2017

SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Parceiros

Fórum grátis


    Risco das aves em cozinhas!

    Compartilhe
    avatar
    Monteiro Junior
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 170
    Data de inscrição : 28/11/2013

    Risco das aves em cozinhas!

    Mensagem por Monteiro Junior em Qui Dez 12 2013, 17:27

    Teflon mata passarinhos
    O risco é grande
    Teflon mata passarinhos

    Na tentativa de evitar que isso aconteça com outras pessoas, seguem ଠabaixo algumas informações que colhi sobre o assunto. Em http://www.ewg.org/reports/toxicteflon/toxictemps.php há muito mais informações em inglês sobre o perigo que representa (não só para os passarinhos) a tecnologia empregada no revestimento anti-aderente desse produto.

    É importante que todos conheçam os riscos que apresentam as panelas e demais utensílios revestidos com teflon. Principalmente em uma casa onde há passarinhos, o teflon é extremamente perigoso. Ao ser aquecido, o teflon é revertido à sua forma gasosa, o tetrafluoretileno, um produto quí¬mico tóxico para aves e mamíferos, inclusive para os seres humanos.

    A concentração dos gases não é suficiente para imediatamente prejudicar outros animais, além das aves. As consequências para os pássaros são graves, causando, geralmente, a morte por hemorragia e edema pulmonar. Portanto, se você tem um passarinho em casa, livre-se das panelas de teflon e principalmente evite deixa-los na cozinha. Considere que é muito mais saudável também para a sua família cozinhar em panelas de ferro, alumí¬nio, ágata, vidro ou mesmo de pedra sabão.

    (http://www.taps.org.br/Noticias.htm)

    Outro artigo sobre o assunto extraído de http://www.tampa-online.com/icarus:

    Os sistemas respiratório e circulatório de uma ave são diferentes dos nossos. São muito mais eficientes. Logo, se existem fumos no ar, uma ave vai absorve-los mais rapidamente e acumular, proporcionalmente, mais fumo do que nós. Uma ave troca ar mais frequênte e eficientemente do que nós o fazemos. A sua pequena massa corporal significa uma maior sensibilidade a doses mesmo reduzidas de produtos quí¬micos. É por isso que se usavam canários nas minas de carvão para alertar sobre o mínimo escapamento de gás. O metabolismo das aves é consideravelmente mais rápido que o nosso. Ainda por cima, o vôo é uma atividade incrivelmente aeróbica por isso uma ave tem de absorver maiores quantidades de ar, em proporção, do que nós fazemos mesmo em exercício. Tudo isto coloca as aves num risco muito maior de envenenamento por toxinas.

    Portanto, o fato de que os vapores de qualquer desinfetante não nos afetam imediatamente, não significa que sejam seguros para as aves. Além disso, esses efeitos são cumulativos. Podemos entrar na cozinha e desligar uma frigideira de Teflon a queimar sem sofrermos nada de mais. Esses mesmos vapores tóxicos matam uma ave mesmo que esteja a 10 metros de distância.

    Teflon é uma toxina com que nos devemos preocupar. Um utensí¬lio deste tipo deixado sobre o fogo superaquece e produz o gás que rapidamente mata qualquer ave que o inspire. Alguém disse que só existem dois tipos de cozinheiros: os que já queimaram uma frigideira de Teflon® e os que o ainda o farão. A Dra. Margaret A. Wissman, DVM, DABP, aconselha: Mesmo com uso normal, alguns vapores podem ser libertados, portanto as matérias antiaderentes, panelas, frigideiras, assadeiras, tábuas, ferros de engomar e lâmpadas com coberturas de Teflon® não devem ser usadas perto de aves.

    Escrito por Antonio Carlos, em 21/4/2004
    Fonte www.cobrap.org.br
    avatar
    guilherme madureira
    Moderador
    Moderador

    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 30/11/2013

    Re: Risco das aves em cozinhas!

    Mensagem por guilherme madureira em Sex Dez 13 2013, 06:55

    É dessa eu não sabia.
    Costumo colocar meus filhotes na cozinha para amansar pois é o lugar onde tem mais movimento na casa.
    Vivendo e aprendendo.
    avatar
    Pablo Silva
    Recém Chegado
    Recém Chegado

    Mensagens : 99
    Data de inscrição : 03/12/2013
    Idade : 31
    Localização : Rio de Janeiro

    Re: Risco das aves em cozinhas!

    Mensagem por Pablo Silva em Sex Dez 13 2013, 10:07

    Muito bom o artigo, e sempre bom poder aprender um pouco mais..

    Conteúdo patrocinado

    Re: Risco das aves em cozinhas!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter Set 26 2017, 10:34